

21 de fev. de 2025
A Bienal das Amazônias Sobre as Águas, ancorada na Escadinha do Cais do Porto, em Belém, tem recebido centenas de pessoas, e, neste fim de semana, o barco-obra de arte tem atividades pedagógicas gratuitas para os visitantes.
A Bienal das Amazônias Sobre as Águas é uma realização da Bienal das Amazônias e tem curadoria da diretora de Conteúdo e Pesquisa do Instituto Bienal das Amazônias, Keyna Eleison, e patrocínio master do Nubank e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
VEJA MAIS
A programação começa nesta sexta-feira (21), com a Oficina de escrita “Escrevivências com as águas”, ministrada por Andreza Machado e Emerson Caldas, às 16h. Emerson, que é coordenador pedagógico do Centro Cultural Bienal das Amazônias, explica que o termo “Escrevivências com as águas” parte do conceito “escrevivência”, utilizado pela escritora Conceição Evaristo, em confluência com as águas amazônicas. “Nesta oficina, o público será convidado à reflexão, prática e experimentação com a escrita, suscitando o lugar das memórias, experiências pessoais e coletivas, os corpos, a natureza e o mundo em sua relação simbiótica com as águas”, detalha.

Jovens aprticipam de oficinas dentro do barco-obra de arte aportado em Belém
Durante a oficina, serão realizadas leituras e apresentações de poemas, textos e músicas como referências à produção da escrita poética-literária, com o intuito de criar um espaço para criação, reflexão e fazer poético e literário com as águas.
Sobre as águas da Baía do Guajará, a Bienal das Amazônias também abre ao público o seu Ateliê. Neste sábado (22) e domingo (23), o Ateliê Sobre as Águas permite aos visitantes registrarem sua experiência a bordo. Os arte-educadores auxiliarão no processo criativo, disponibilizando os materiais para criação de desenhos, colagens e escritas a partir do contato com a obra de Freddy Mamani, com as cores e a cidade. No sábado, o Ateliê começa às 16h, e, no domingo, às 10h.
O barco-obra de arte da Bienal das Amazônias Sobre as Águas está ancorado na Escadinha do Cais do Porto, próximo à Estação das Docas, até o dia 28 de fevereiro, sempre às quintas e sextas-feiras, de 14h às 19h (última entrada às 18h30); aos sábados, de 10h às 18h (última entrada às 17h30); e aos domingos, de 10h às 15h (última entrada às 14h30).
SERVIÇO
Oficina de escrita “Escrevivências com as águas”, com Andreza Machado e Emerson Caldas
Inscrições encerradas
Data: 21 de fevereiro de 2025
Horário: 16h
Ateliê Sobre as Águas
Entrada gratuita
Data: 22 de fevereiro (das 16h às 18h)
23 de fevereiro (das 10h às 12h)
Local: Escadinha do Cais do Porto, Avenida Marechal Hermes, Bairro da Campina, ao lado da Estação das Docas.
Powered by Froala Editor
leia também...

Programa Público da Bienal das Amazônias convida para programação gratuita de outubro

Oficinas utilizam carimbos para valorizar a força dos símbolos marajoaras e de povos Akan no Centro Cultural Bienal das Amazônias

Acessibilidade: obras táteis e audiodescrição possibilitam experiências sensoriais na Bienal das Amazônias