05 de mai. de 2025
A embarcação da Bienal das Amazônias Sobre as Águas saiu de Belém e já está em Marabá, no sudeste do Pará, para dar início à sua programação pelos rios da Amazônia. Durante seis dias, o projeto da Bienal das Amazônias promoverá atividades pedagógicas, por meio do Ateliê Sobre as Águas, e receberá estudantes locais para as atividades do Barco Escola. O andar da cozinha será aberto para a realização de uma oficina especial de gastronomia. O barco poderá ser visitado na orla da cidade, na Velha Marabá, até o dia 10 de maio.
A Bienal das Amazônias Sobre as Águas tem curadoria da diretora de Conteúdo e Pesquisa do Instituto Bienal das Amazônias, Keyna Eleison, e patrocínio master do Nubank e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
VEJA MAIS
Projetada pelo artista boliviano Freddy Mamani, a embarcação da Bienal tem capacidade para 200 pessoas e foi completamente adaptada para garantir a acessibilidade a todos os públicos, com rampas, quartos e banheiros acessíveis. A agenda em Marabá começa com as atividades do Barco Escola, na segunda-feira (5). A iniciativa será realizada em parceria com a Secretaria de Educação do município e propõe aos jovens estudantes as experiências de sala de aula a bordo do barco-obra de arte.
As atividades pedagógicas no Ateliê Sobre as Águas começam na quinta-feira (8), com a oficina de colagem "Recortar e colar com as águas". Na programação, o público será convidado pela equipe de arte-educadores à prática artística tendo como base as suas observações, experiências e sensações no contato com a obra do artista Freddy Mamani. O Ateliê Sobre as Águas também estará aberto na sexta-feira (9), das 16 às 18 horas.
A oficina “Cozinha Criativa - dos sabores da infância às águas da Amazônia”, com o Chef Juan Ben-Hur, vai apresentar a aula “Sabores da Amazônia”, uma celebração dos ingredientes, saberes e histórias que formam a identidade gastronômica da região. A oficina será realizada na cozinha da embarcação, desenhada para receber pessoas mestras da culinária local, no próximo sábado (10), às 10 horas. Para participar os visitantes devem se inscrever gratuitamente através do link.
Dentro do barco ocorrem ações pedagógicas de visita mediada. Os grupos de estudantes de escolas e universidades e de ONG são guiados pela equipe de arte educação. A pessoa responsável pelo grupo deve pré-agendar no link a solicitação de visita e a equipe responsável irá retornar com a data e horário da visita. O prazo para retorno do pré-agendamento é de 48h, portanto, é importante solicitar com antecedência.
Além de obra de arte, o barco é um espaço para ações pedagógicas como o Projeto Escola Barco, onde professores podem usar o barco como ambiente para desenvolver aulas. O espaço conta com materiais e estrutura adequada para realização de aulas e atividades escolares. Todas as disciplinas escolares são bem-vindas. Vale a experiência de imergir em uma obra flutuante ao mesmo tempo em que se mergulha no conteúdo didático. O(a) professor(a) também precisa pré-agendar no link.
O barco estará aberto à visitação de segunda-feira (5) a sábado (10), das 10 às 12 horas (última entrada às 11h30) e das 14 às 19 horas (última entrada às 18h30), na orla de Marabá. Acompanhe a programação completa no site: www.bienalamazonias.org.br ou no Instagram: @bienalsobreasaguas.
Powered by Froala Editor
leia também...