12 de mai. de 2025
A Bienal das Amazônias Sobre as Águas chegou a Tucuruí, no sudeste do Pará. A cidade é a segunda parada da embarcação que vem se tornando um ponto de encontro flutuante, onde a população pode interagir com as manifestações culturais da região. A visitação é gratuita e contará com atividade pedagógica no Ateliê Sobre as Águas. O barco está atracado na Orla de Tucuruí e poderá ser visitado até quinta-feira (15).
A Bienal das Amazônias Sobre as Águas tem curadoria da diretora de Conteúdo e Pesquisa do Instituto Bienal das Amazônias, Keyna Eleison, e patrocínio master do Nubank e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
VEJA MAIS
Motivo de encanto por onde passa, o barco tem design do artista boliviano Freddy Mamani. Pedreiro, arquiteto e engenheiro, Freddy se notabilizou ao criar uma nova arquitetura andina, com trabalhos já realizados na Bolívia, Peru e no Brasil. Com capacidade para 200 pessoas, a embarcação foi completamente adaptada para garantir a acessibilidade a todos os públicos, com rampas, quartos e banheiros acessíveis.
A equipe de arte-educadores estará recebendo a população durante os três dias em que o barco permanecerá na cidade. Na quinta-feira (15), o Ateliê estará aberto para a realização da oficina “Criação de Histórias: Tecendo memórias com as águas”, onde os visitantes serão convidados a compartilhar suas histórias com as águas e os rios amazônicos, às 16h.
Dentro do barco ocorrem ações pedagógicas de visita mediada. Os grupos de estudantes de escolas, universidades e de ONG são guiados pela equipe de arte educação. A pessoa responsável pelo grupo deve pré-agendar no link a solicitação de visita e a equipe responsável irá retornar com a data e horário da visita. O prazo para retorno do pré-agendamento é de 48h, portanto, é importante solicitar com antecedência.
O barco pode ser visitado na Orla de Tucuruí de terça-feira (13) a quinta-feira (15), das 10h às 12h (última entrada às 11h30) e das 14h às 19h (última entrada às 18h30). Acompanhe a programação completa no site: www.bienalamazonias.org.br ou no Instagram: @bienalsobreasaguas.
Powered by Froala Editor
leia também...