17 de mai. de 2025
Depois de passar por Marabá e Tucuruí, a embarcação da Bienal das Amazônias Sobre as Águas chegou à sua terceira parada, a cidade de Cametá, no Pará. A visitação é gratuita e os munícipes também podem participar das atividades pedagógicas no Ateliê Sobre as Águas. A embarcação estará recebendo visitas a partir deste sábado (17), na Orla da cidade, próximo à Ponte do Assunção, e se despede na segunda-feira (19), com uma programação cultural imperdível.
A Bienal das Amazônias Sobre as Águas tem curadoria da diretora de Conteúdo e Pesquisa do Instituto Bienal das Amazônias, Keyna Eleison, e patrocínio master do Nubank e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
VEJA MAIS
O barco projetado pelo artista boliviano Freddy Mamani é uma obra de arte flutuante e tem como missão promover encontros unindo arte, cultura e educação pelos rios da Amazônia. Em cada nova parada, a embarcação tem ofertado programações pedagógicas gratuitas, além de abrir espaço para as manifestações culturais, fortalecendo e incentivando a identidade de cada local.
Na segunda-feira (19), o Ateliê Sobre as Águas estará aberto para a oficina “Cartografia Afetiva: Escrevivências com as Águas”, às 16h. Nesta atividade, os arte-educadores convidam os visitantes a mapearem memórias, sensações e histórias a partir do encontro com o barco e os rios amazônicos. A participação é gratuita, mas as crianças devem estar acompanhadas de um responsável.
Dentro do barco ocorrem ações pedagógicas de visita mediada. Os grupos de estudantes de escolas, universidades e de ONG são guiados pela equipe de arte educação. A pessoa responsável pelo grupo deve pré-agendar no link a solicitação de visita e a equipe responsável irá retornar com a data e horário da visita. O prazo para retorno do pré-agendamento é de 48h, portanto, é importante solicitar com antecedência.
Link para a pessoa responsável pré-agendar a visita do seu grupo
Link para o(a) professor(a) pré-agendar a sua turma de alunos
O barco está atracado na Orla de Cametá e as visitas podem ser feitas de sábado (17) a segunda-feira (19), das 10h às 12h (última entrada às 11h30) e das 14h às 19h (última entrada às 18h30). Acompanhe a programação completa no site: www.bienalamazonias.org.br ou no Instagram: @bienalsobreasaguas.
Powered by Froala Editor
leia também...